sábado, 22 de novembro de 2008

ARTE ESTÁ NOS KARITIANA

O povo Karitiana atualmente têm uma população com cerca de 180 índios, vivendo a 95 quilômetros ao sul de Porto Velho. A língua falada é o Tupi arikém. Os primeiros contatos aconteceram no final do século XVII, sendo que o isolamento foi mantido até os primeiros anos do século XX.

Em Porto Velho, anexo à FUNAI foi criada a ASSOCIAÇÃO DE POVO INDÍGENA KARITIANA (Akot Pytim Adnipa), a instituição oferece assistência aos indígenas como moradia, ensino e trabalho. Os karitiana mostram sua cultura através das pinturas corporais e faciais, mantidas através dos anos em suas tradições, a dança, o artesanato.

Os objetos vendidos à toda comunidade, além de adornos levam um significado, que podem representar o grau de hierarquia na tribo como o cocar, a cestaria utilizada para armazenar alimentos, os arcos e flechas antes utilizados na guerra, hoje são objetos decorativos. Os produtos feitos por homens, mulheres e crianças, com seus nomes destacados nas peças faz a arte indígena ter valor único. E essa cultura artesanal vêm crescendo ainda mais, a loja Estivanelli, por exemplo, trouxe cocares ornando sua loja no Porto Velho Shopping, destacando o regionalismo na capital de Rondônia.

Alberto (Atasegngã Karitiana) nos conta um pouco sobre sua cultura:

Assista ao vídeo da AKOP PYTIM ADNIPA




PRODUTOS DA ASSOCIAÇÃO KARITIANA





COMENTE, SUA OPINIÃO É IMPORTANTE!

LINKS RELACIONADOS:

FUNAI

PRÊMIO CULTURAS INDÍGENAS

MINISTÉRIO DA CULTURA

4 comentários:

  1. Parabéns William. O tema é muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. INTERESSANTE, PARABÉNS. PRECISAMOS PRESERVAR A ARTE INDÍGENA.

    ResponderExcluir
  3. Olá Uilian,

    Vi teu Blog, gostei, acredito que vc tenha compreendido bem a proposta, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. gostei muito e ate mi ajudou a um trabalho que era justmente sob os Karitianas muito obrigda pela ajuda e que assim nos possamos reservar a arte indigena

    ResponderExcluir